9 de jul. de 2013

Dicas de segurança: Comprando imóveis usados

Evite comprar residências sofisticadas, como objetivo de alugar. Há grandes alterações nas exigências do mercado consumidor sobre esse tipo de imóvel, ao longo do tempo. 

Os preços são muito influenciados por tendências e modas. O que se torna ruim para quem compra e pior para quem tem que vender depois. Como investimento, é preferível ter três pequenos imóveis, do que um grande.

A diversificação é uma prática bastante saudável. Além disso, propriedades menores costumam ter mais liquidez, são mais fáceis de alugar, obtêm um rendimento percentualmente superior na locação e serão mais úteis na eventualidade de um aperto em suas finanças pessoais.

Não se apaixone à primeira vista pelo imóvel. Procure enxergar todos os defeitos antes, lembre-se que nada é totalmente perfeito. Procure antever as dificuldades que terá de enfrentar quando você for vender o bem que está pretendendo adquirir agora.

Se comprar um imóvel já da bastante trabalho, lembre-se de que vender é muito mais difícil. Tenha muita calma, pois pior do que perder a chance de comprar um bom imóvel, é comprar um com problemas. Considere que quando você for vende-lo, os potenciais compradores serão ainda mais rigorosos com você.

Consulte um construtor ou um engenheiro civil para examinar o imóvel que você pretende adquirir, caso não conheça nenhum, entre em contato com o CREA e peça a indicação de um profissional competente. Alguns itens importantes devem ser verificados, como:

  • sistemas elétricos;
  • sistemas hidráulicos;
  • fundações;
  • estruturas;
  • eventuais rachaduras;
  • tudo deve ser inspecionado.
Embora não seja muito usual, os benefícios dessa consulta podem ser muito grandes, minimizando os riscos de surpresas desagradáveis.


Peça junto ao seu corretor ou procure saber junto ao Cartório de Registro de Imóveis da comarca do imóvel, se o mesmo esta livre de qualquer ônus, se não há hipoteca, penhora ou alienação sobre o mesmo, evitando-se desta forma problemas futuros.

Conheça os detalhes do imóvel

Na hora de comprar um imóvel, seja uma casa, escritório ou apartamento, não há como definir o melhor produto, pois tudo depende das condições e necessidades de cada um. O essencial é o consumidor conhecer em detalhes o que está comprando, quais são seus riscos e vantagens. Para isso diversos quesitos devem ser levados em consideração, além dos mais conhecidos como preço e qualidade das instalações. São pequenos detalhes que, se devidamente observados, certamente evitarão grandes dores de cabeça.

É sempre melhor adquirir um imóvel simples com uma excelente localização do que um imóvel maravilhoso porém com uma localização péssima. Verifique se o bairro e o local estão passando por melhorias de uso ou se estão decadentes, com isso é possível indicar as tendências de valorização.

A pesquisa de preços é uma etapa fundamental nesse processo de compra. No caso dos apartamentos, a melhor forma de se fazer isso é comparar o valor do m² de área útil entre várias ofertas.

O mercado imobiliário oferece inúmeras ofertas para quem deseja comprar ou alugar um imóvel. Quando o imóvel for usado como fonte de investimento e não de moradia, ressalta-se a rentabilidade.

Imóveis com de tamanho e valores menores apresentam boa rentabilidade no caso da locação, pois são mais procurados e ocupados rapidamente. Porém, é bom lembrar que imóvel é um investimento de médio e longo prazo, portanto muito cuidado com a relação dinheiro empregado e orçamento familiar.

Dentro do seu orçamento

Como a questão orçamentária é muito delicada, recomenda-se não dar um passo maior do que as próprias pernas. Uma dica importante para o planejamento familiar é a provisão para gastos sazonais, como IR, IPTU, IPVA, etc. Sem este planejamento de gastos, a familia pode passar dificuldades na hora destes desembolsos, podendo ter que recorrer a linhas de crédito para cobrir eventuais descontroles orçamentários.

Fique atento aos documentos

As maiores dores de cabeça ocorrem com a documentação do terreno e do imóvel. Se a pessoa não conhecer assuntos como:

  • matricula;
  • averbação;
  • registro de incorporação;
  • etc

Recomenda-se consultar uma imobiliária de confiança ou de grande renome.

Para evitar estes desgastes e concentrar seu foco na concretização de um bom negócio, faça uso de um bom corretor de imóveis, ele é o seu maior aliado, e não esqueca de verificar se ele esta devidamente registrado no CRECI.

0 comentários:

Postar um comentário